No coração do litoral francês, em Nice, uma chef brasileira está conquistando os paladares dos amantes de gastronomia ao introduzir pratos tipicamente mineiros ao cardápio do restaurante onde trabalha. Anna Alves, nascida e criada em Ibirité, Minas Gerais, deu início a este ano surpreendendo os clientes do restaurante que comanda ao incluir o feijão tropeiro ao buffet do estabelecimento.

chef mineira ana alves conquista a frança

 

O prato, incontestavelmente mineiro, passou a fazer parte do menu do Único Rodízio, não apenas para enriquecer o buffet, mas também para oferecer aos clientes uma experiência gastronômica autêntica e inovadora, já que é difícil encontrar o item nos cardápios europeus. Segundo a chef, os franceses são apaixonados por feijão. Por lá, a variedade mais consumida do grão é o feijão branco, preparados em ensopados, como o tradicional cassoulet.

“Minas Gerais tem uma tradição gastronômica rica e única, e eu queria trazer um pouco desse sabor para a Riviera Francesa. O feijão tropeiro é mais do que uma refeição para mim. Considero como uma expressão de identidade, e estou empolgada em poder compartilhar isso com os apreciadores da boa comida aqui em Nice.”, disse a chef de cozinha. Além do feijão tropeiro, Anna Alves já apresentou os sabores da culinária brasileira aos franceses. Ela criou versões da vaca atolada, escondidinho e de um chilli com carne, todos com temperos bem brasileiros.

O feijão tropeiro é uma iguaria feita a partir da mistura de feijão cozido, farinha de mandioca, bacon, linguiça, ovos e temperos. Originário das tradições dos tropeiros que percorriam as estradas de Minas Gerais, esse prato representa não apenas uma refeição, mas também uma parte importante da história e cultura da região.

chef mineira ana alves conquista a frança

 

Sempre buscando inovar na cozinha, a chef criou uma salada de feijão branco, temperada com dendê e que leva blanquet de peru, que faz muito sucesso no restaurante. Segundo ela, os franceses amam a nossa feijoada e o pão de queijo.”Prova disso é que o feijão preto é um dos ingredientes brasileiros mais fáceis de achar por aqui”. Ainda asism, ela disse que morre de saudades de paçoca. “Não existe doces feitos com amendois por aqui, são raros. Eles não consomem muito o amendoim e eu adoro paçoca”- explica.

Anna Alves dá a dica para uma boa feijoada. “Antes de tudo, é importante marinar as carnes em uma mistura de molho inglês doce e salgado, com 1 laranja, por cerca de 2 horas. Além disso, tomar cuidado com o excesso de gordura. Uma dica é substituir algumas das carnes da feijoada por carne de peru, que deixa o prato mais leve e agrada os franceses.”

Considerado uma paixão nacional e consumido em quase todo o mundo, o feijão é um grão importante na dieta humana. Fonte de fibras, ferro, minerais e carboidratos o feijão possui diversas variedade cultivadas no mundo todo e agrada muitos paladares. Ele se tornou tão importante, que ganhou um dia só seu. O dia mundial do feijão, comemorado em 10 de fevereiro.

Para um feijão mais gostoso, Anna Alves dá algumas orientações. A primeira delas é apostar no tempero. Cozinhas o feijào com salsão, cenoura e uma cebola, dá um sabor especial ao prato. Outra ponto importante é nunca adicionar sal ao feijão durante o cozimento. “O sal deve ser adicionado no fim, caso contrário ele pode deixar o grão duro por dentro. E para quem deseja um caldo mais grosso, a dica é deixar a panela sem tampa ao fim do cozimento, ou então o grão cozinha demais, partindo-se ao meio”.

Uma curiosidade é que os franceses nào costumam usar panela de pressão. “É muito raro cozinhar algo em panela de pressão na França. O ideal é colocar o grão de molho por cerca de 4 horas antes do preparo e depois cozinhar em panela normal. E nunca esquecer do louro, ele dá um toque especial em muitos pratos”. Anna Alves é tão fã dp temporo que molhe as folhas secas de louro e usa como um tipo de óregano, para finalizar os pratos.

Aprenda a fazer o delicioso feijão tropeiro da chef Anna Alves:

Ingredientes

200gm de fradinha picadinha
150 g de bacon de peru picadinho
200g Chorizo defumado
250 g de linguiça de peru defumada picadinha
1 xícara (café) de azeite
2 cebolas picadinhas
6 dentes de alho amassados
500 g de feijão cozido e escorrido
1 cubo de caldo de carne
4 ovos fritos inteiros e picadinhos
cheiro-verde a gosto
100g de Couve
10g mostarda
10g de manteiga
1 laranja
300g farinha de mandioca grelhada
Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

Cozinhe e feijão até ele ficar levemente ao dente, escorra-o e reserve. Depois, em uma vasilha, coloque a fraudinha já cortada em pequenos cubos e tempere com sal, 1 dente de alho, suco de laranja e mostarda. Reserve o conteúdo após esse processo.

Depois, coloque o azeite em uma panela e frite o chorizo, o bacon e a linguiça separadamente, depois reserve. Aproveitando essa mesma panela, refogue a fraudinha marinada. Depois que ela estiver bem dourada, reserve-a.

Na mesma panela, acrescente a manteiga e refogue a cebola e o alho. Depois acrecente o feijão escorrido e o caldo de carne. Junte novamente o bacon e a linguiça, acrescente a farinha de mandioca e os ovos fritos separadamente.

Por fim, acrescente bastante cheiro-verde e couve picada. Depois disso, é só acertar o sal e a pimenta para servir!

Com essas dicas da chef Anna Alves, qualquer um pode fazer um feijão delicioso, que conquiste não só os brasileiros, mas todos os povos apaixonados por esse grão vital para a alimentação. Feliz dia do Feijão!