Comer bem é um desafio. E em tempos de pandemia a boa alimentação é um diferencial para a boa saúde e também para o bolso. Com a alta dos preços nos mercados consumir alimentos frescos e saudáveis fica cada dia mais difícil. Além disso, é preciso quebrar a ideia de que a boa alimentação é sempre cara. Pensando nisso, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza o curso on-line “Alimentação saudável e longevidade: como viver mais, ter mais saúde e gastar menos”, de 21 de março a 11 de abril.
Ministrado pelo médico Fábio Luiz Vieira, o curso apresenta um novo olhar para algo que vem crescendo entre consumidores: o veganismo. De acordo com dados do Google Adwords, o número de pesquisas no buscador relacionadas ao veganismo cresceu 47% apenas em 2020, em comparação com o ano anterior. O curso traz evidências recentes que indicam os benefícios na redução do consumo de produtos de origem animal para a saúde e longevidade humana. Discute mitos envolvendo esse tipo de alimentação bem como a lentidão para o reconhecimento público dos benefícios de uma alimentação com mais vegetais e sem carne.
Fábio Luiz Vieira é médico, formado na Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp. Especialista conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família em 2004. Trabalhou como Médico de Família no início da carreira quando passou a desenvolver interesse especial pela área da dor frente a frequência e intensidade do sofrimento de seus pacientes com essa queixa. Em sua busca por abordagens mais eficazes para o problema fez formação em técnicas relacionadas ao diagnóstico e tratamento da dor em diversos países. Há 2 anos estuda a alimentação sem carne e produtos de origem animal o que vem transformando profundamente não somente sua atuação clínica mas também sua vida pessoal.
Programa:
Aula 1 – O que é plant-based diet e introdução as evidências científicas
– Principais referências nacionais e internacionais e suas recomendações
– Tipos de alimentação, seus benefícios e consequências
– O paradigma da proteína
– A variedade e abundância nas opções de vegetais
– Sinopse do livro How not to die
Aula 2 – O impacto ambiental da carne
– Recursos utilizados na produção da carne
– Utilização de antibióticos na produção de animais e suas consequências
– A “radical” decisão de uma dieta sem produtos animais
– Breve discussão dos documentários Cowspiracy e Seaspiracy
Aula 3 – As influências sociais e culturais do consumo da carne e do leite
– O paradigma da proteína (Nem peixe?)
– Consumo de carne como indicador de status social e afluência
– Alimentação carnívora é o novo tabagismo?
– Como sobreviver em um mundo carnívoro
– Sinopse do vídeo Carol Adams (A política sexual da carne)
Aula 4 – Orientações práticas para adoção de uma plant-based diet
– Como aumentar o consumo de vegetais na rotina diária
– Como utilizar a lista de variedade de alimentos diários chamada de Daily Dozen
– Sugestões de substituições para produtos animais em situações específicas (café da manhã e lanches, por exemplo)
– Tempo, opções e longevidade
O curso “Alimentação saudável e longevidade: como viver mais, ter mais saúde e gastar menos” acontece de 21/3 a 11/4, segundas, das 17h às 19h. Exceto dia 28/2. Os valores vão de R$ 15 a R$ 50. As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de janeiro de 2022, às 14h, no site sescsp.org.br/cpf
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar / Tel: 3254-5600
Agora você não tem mais desculpa para incorporar o veganismo na sua dieta. Comer bem e de forma mais saudável é um direito de todos!
Deixar um comentário