Nos dias 27 e 28 de novembro, São Paulo recebe a décima edição do Portugal Fest. Com acesso gratuito, o evento traz shows ao ar livre de música e dança, oficinas de arte e diversão no Modelódromo do Ibirapuera. O Portugal Fest também vai reunir alguns dos restaurantes e marcas mais emblemáticos da cultura portuguesa em São Paulo. Para participar, basta apresentar o certificado de vacinação contra a Covid-19 – impressa ou pelo celular – na chegada ao local. A organização espera atrair visitantes da capital, além de outras cidades do interior do Estado e da Baixada Santista.
“Nosso objetivo é honrar a herança cultural portuguesa, mas também apresentar ao público tudo que o país tem de moderno e interessante no cenário cultural, opções de turismo e lazer” resume Sueli Borba, organizadora do Portugal Fest. Ao longo de nove edições, o Portugal Fest já reuniu cerca de 60 mil apreciadores da enogastronomia, música e arte lusitanas. Afinal, estima-se que 35% da população brasileira é composta por portugueses e seus descendentes. Antes da pandemia, em 2019, 1,3 milhão de brasileiros visitaram o país.
Paralelamente à apresentação das atrações musicais e de dança, os visitantes podem comer receitas típicas da culinária e doçaria portuguesas, como pratos à base de bacalhau do premiado Tasca da Esquina, do chef Vitor Sobral, bolinhos de bacalhau e alheira do Bacalhau do Porto, sanduíches de pernil e costela do food truck Cinquentão, arroz de pato da Pracinha de Portugal, coxinha de leitão à Bairrada da B.lém Bakery e pastéis de Santa Clara da Artesanal Doces Portugueses. Vinhos portugueses e Chope Ashby também estarão disponíveis para consumidores maiores de 18 anos.
Arte e cultura
O evento busca prestigiar a rica cultura lusitana, que tem forte raízes no Brasil. A programação começa no sábado (27) ao meio-dia com show de abertura da portuguesa Ciça Marinho que recebe como convidada a cantora Daisy Cordeiro e será acompanhada por Wallace Oliveira à guitarra portuguesa, Sérgio Borges à viola de fado e Adriano Busko à percussão. Até as 22h, revezam-se no palco Ana Carla Lemos, com Vinicius Rocha e Marcos Sabo, seguidos por Chico Fernandes, Rancho Folclórico da Portuguesa de Desportos, Grupo Canto Portugal e Banda Alma Lusíada.
Já no domingo (28), de 12h às 20h, apresentam-se Elyana Martins com Humberto Fernandes e Marcos Sabo, seguidos por Larissa Lima e participação de Adriana Moreira, depois o Rancho Folclórico Verde Gaio do Centro Cultural Português de Santos e, Nathanael Sousa Trio com participação de Adriana Godoy e, por fim, Wallace Oliveira Trio com Adriano Busko e Sérgio Borges com participação especial de Vinicius Rocha.
Oficinas de pintura em azulejos inspirada em ilustrações portuguesas serão coordenadas pelo artista plástico Eduardo Mauer tanto para adultos quanto para crianças. Os pequenos também terão opções de jogos e brincadeiras monitoradas durante a festa.
O Portugal Fest ainda traz um serviço para os interessados em obter informações e assessoria jurídica ligados à obtenção da Cidadania Portuguesa, onde as pessoas poderão tirar dúvidas com especialistas no processo de imigração e vistos para Portugal.
“Apoiamos este evento que já virou tradição no calendário paulista porque ele valoriza empreendedores de alimentos e bebidas, artesanato e segmentos diversos gerando emprego e renda, movimentando o mercado com um público qualificado”, explica Paulo Simões de Medeiros Junior, Diretor Superintendente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudeste.
Serviço:
10ª Portugal Fest
Data: 27 e 28 de novembro de 2021
Horários: Sábado de 12h às 22h | Domingo de 12h às 20h
Local: Modelódromo do Ibirapuera – Rua Curitiba, 290, Ibirapuera.
Entrada gratuita mediante apresentação do certificado de vacinação contra a Covid-19 (impresso ou no celular)
O final de semana em SP está agitado, com deliciosas opções gastronômicas, como esta aqui! Vale conhecer!
Deixar um comentário